20 opções de franquias de cosméticos e perfumaria

Um segmento que tem tudo a ver com a beleza, os cosméticos e a perfumaria fazem as pessoas mais felizes. Auto estima, atração e cuidado são palavras que compõem o negócio.

Preparamos a seguir uma seleção de franquias, a começar por um dos líderes do franchising brasileiro:

 

O Boticário

A maior do mundo em perfumaria. O Boticário é, sem dúvidas, uma das empresas mais consolidadas no Brasil, uma das líderes do franchising no país e referência quando o assunto é perfumaria. Com mais de 35 anos só no sistema de franquias, O Boticário conta com mais de 4000 unidades no país. A marca trabalha com dois modelos de negócio: quiosque ou loja. O ponto comercial deve passar por aprovação da empresa, que faz uma avaliação de acordo com o público alvo. Além disso, a franqueadora exige formação superior na área de gestão de negócios e experiência mínima de 12 meses no setor de varejo. A empresa oferece suporte total ao franqueado, que recebe treinamento completo para ele e sua equipe.
Investimento inicial: R$105.000,00
Unidades: 4010
Sede: Paraná
Média de faturamento: R$70.000,00
Retorno do investimento: 18 a 36 meses

 

 

Avatim

A Avatim, também conhecida como Cheiros da Terra, foi fundada em 2002 oferece uma série de produtos aromatizantes como perfumes, difusores, sabonetes, óleos corporais, sais, esfoliantes e hidratantes. A marca já está consolidada no segmento e segue em crescimento. O franqueado da Avatim receberá assistência na implementação da loja, assessoria de marketing e publicidade, bem como administrativa e financeira, além de treinamento para toda a equipe.
Investimento inicial: R$115.000,00
Unidades: 118
Sede: Bahia
Média de faturamento: R$82.000,00
Retorno do investimento: 18 a 36 meses

 

 

Contém 1g

A Contém 1g é uma empresa brasileira especializada em cosméticos e oferece três opções de negócios: quiosque, loja e centro de distribuição. A empresa iniciou suas atividades em 1984 e tem ganhado cada vez mais espaço na área de cosméticos. Atualmente, a marca oferece mais de 300 produtos e recebeu, em 2015, o Selo de Excelência em Franchising da ABF. Ao franqueado, a Contém 1g oferece todo o suporte necessário para a pré-inauguração e implementação da loja, como treinamento, lançamento constante de produtos, software de gestão, acompanhamento de resultados e orientação de mídia regional.
Investimento inicial: R$145.000,00
Unidades: 176
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$50.000,00
Retorno do investimento: 24 a 36 meses

 

 

Mahogany

Cosméticos, perfumes, produtos para cabelos, sabonetes líquidos e hidratantes. Tudo isso é oferecido em um só lugar, na Mahogany. A empresa iniciou suas atividades em 1990 e entrou no franchising em 2006. Já são mais de 200 operações por todo o país, além de sua loja virtual. São 5 opções de investimentos na franquia: quiosque, loja super light, loja de rua light, loja de shopping light plus e store. O franqueado da Mahogany recebe acompanhamento de desempenho, suporte na busca por resultados, apoio em todas as fases da operação e consultoria de negócios.
Investimento inicial: R$75.000,00
Unidades: 150
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$24.000,00 a R$60.000,00             
Retorno do investimento: 36 a 48 meses

 

 

Quem disse, Berenice?

Com uma proposta moderna e acessível, a Quem disse, Berenice? foi fundada em 2002 e conquistou o mercado. A marca faz parte do grupo O Boticário e oferece ao consumidor maquiagens, perfumes, produtos de cabelo, produtos de corpo e banho, unhas e acessórios, como estojos, pincéis e maletas. Um dos pontos mais fortes para investir na Quem disse, Berenice? está justamente no grupo ao qual a empresa pertence, que já possui credibilidade no mercado e altos investimentos em marketing.
Investimento inicial: R$109.000,00
Unidades: 204
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$60.000,00
Retorno do investimento: 12 meses

 

 

The Body Shop

Com o compromisso sustentável levado a sério, a The Body Shop é uma empresa especializada em cosméticos, fundada em 1976 e é uma das poucas marcas preocupadas em oferecer produtos 100% vegetarianos, nunca testados em animais. São dois modelos de negócios: quiosque ou franquia. A marca possui mais de 3600 unidades e atua em 68 países diferentes, com mais de 300 itens em seu portfólio. A franqueadora oferece treinamento para todos os colaboradores, modelo de gestão simples, investimento em marketing e apoio em todas as etapas do negócio.
Investimento inicial: R$135.000,00
Unidades: 3600
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$60.000,00
Retorno do investimento: 36 meses

 

 

Maybelline

A história da Maybelline começa em 1915 como uma empresa familiar de maquiagens. O primeiro produto lançado, que segue sendo o principal da marca, foi a máscara para cílios. Com sua popularidade cada vez mais alta nos Estados Unidos, a Maybelline expandiu suas atividades e desembarcou no Brasil, sendo considerada a marca número 1 no mundo quando o assunto é maquiagem. A empresa trabalha com quiosques, o investimento é menor e a operação mais simples. Uma das vantagens do franqueado Maybelline é a liberdade de repor o estoque de acordo com a sua necessidade. O franqueado e sua equipe também recebem treinamento estratégico e a unidade recebe promoções mensais, que fazem parte do marketing nacional feito pela franqueadora.
Investimento inicial: R$195.000,00
Unidades: não informado
Sede: Rio de Janeiro
Média de faturamento: R$50.000,00
Retorno do investimento: 18 a 36 meses

 

 

 

 L’Occitane Au Brésil

A L’Occitane au Brésil faz parte do grupo L’Occitane e especializou-se na beleza brasileira para criar sua linha de produtos. São mais de 20 linhas que oferecem opções de perfumes, produtos para corpo e banho, cremes, cuidados capilares e difusores para casa. Sem contar, é claro, a linha de produtos masculina. Fundada em 2013, a empresa já conta com mais de 100 pontos de venda. A L’Occitane au Brésil oferece suporte no gerenciamento da unidade, com treinamento para o franqueado e sua equipe. Além disso, a empresa oferece condições de pagamento facilitadas para o empreendedor na abertura de sua primeira loja.

Investimento inicial: R$110.000,00
Unidades: 188
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$45.000,00
Retorno do investimento: 24 a 48 meses

 

 

Lado Z

A Lado Z iniciou suas atividades em 2007 com o objetivo de oferecer produtos importados para o Brasil. Todos os produtos são de alta qualidade e, além disso, a marca possui uma linha exclusiva com mais de 30 opções de produtos inspirados nas melhores fragrâncias internacionais. A empresa trabalha com grandes nomes como Carolina Herrera e Dolce&Gabbana. São dois modelos de negócio: quiosque ou loja. O franqueado recebe suporte para a implementação da loja, treinamento sobre as atividades de unidade.
Investimento inicial: R$95.000,00
Unidades: não informado
Sede: São Paulo
Média de faturamento: não informado
Retorno do investimento: 18 a 24 meses

 

 

Yes! Cosmetics

A Yes! Cosmetics é uma opção para quem deseja investir no segmento sem investir muito. Com opções de quiosques ou lojas, a marca oferece mais de 300 produtos e uma linha inteira assinada pela apresentadora Sabrina Sato. Em franca expansão, a marca oferece suporte total ao franqueado: assessoria na escolha e negociação do ponto, assessoria de imprensa, projeto arquitetônico, atendimento especializado, consultores de campo, treinamento constante, manuais de franquia, sistema de frente de loja e material de comunicação e marketing aplicadas ao ponto da venda.

Investimento inicial: R$105.000,00
Unidades: 100
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$60.000,00
Retorno do investimento: 12 a 36 meses

 

 

Florus Brasil

O objetivo da Florus Brasil, fundada em 1999, é produzir e terceirizar tanto perfumes quanto cosméticos. O franqueado recebe apoio na escolha do ponto, treinamento dos colaboradores, apoio de marketing e apoio na operação da loja. Atualmente, são mais de 120 produtos próprios e dois modelos de negócios: quiosque e loja.
Investimento inicial: R$73.000,00
Unidades: não informado
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$25.000,00
Retorno do investimento: 24 meses

 

 

Bortoletto Cosméticos

Com fabricação própria, a Bortoletto trabalha com cosméticos e itens de perfumaria desde 2006. Uma das opções de investimentos mais baratas do mercado, a marca entrou para o franchising em 2011. O franqueado recebe acesso a um portal online com todo o processamento de dados sobre a unidade e a marca, know-how especializado na área, desenvolvimento contínuo de produtos e planejamento estratégico de ações de incentivo.
Investimento inicial: R$30.000,00
Unidades: não informado
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$30.000,00
Retorno do investimento: 3 a 12 meses

 

 

NYX Cosméticos

Presente em mais de 70 países, a NYX vem conquistando o público brasileiro. São diversas opções de cosméticos para olhos, rosto e lábios, sem contar os assessórios e ferramentas como pincéis, água micelar, glitter e maletas de maquiagem. A marca foi fundada em 2010, em Los Angeles e pertence ao grupo L’Óréal. O franqueado receberá apoio na escolha do ponto e ne negociação com shoppings, suporte operacional e de marketing e treinamento ao franqueado e sua equipe.
Investimento inicial: R$174.000,00
Unidades: 150
Sede: Los Angeles
Média de faturamento: não informado
Retorno do investimento: 24 a 36 meses

 

 

Vita Derm

A Vita Derm foi fundada em 1984 pelo Dr. Marcelo Ariel Schulman e atualmente é uma das empresas mais renomadas no segmento de cosméticos. Com mais de 33 anos de história e produtos dermatologicamente testados, a empresa é a maior rede de franquias em cosméticos hipoalergênicos do Brasil. Uma das grandes vantagens da Vita Derm é o alto investimento da franqueadora em ações de marketing. Além do Brasil, a marca também exporta produtos para Canadá, Bélgica, Suiça, Chile, Inglaterra e outros países.
Investimento inicial: R$170.000,00
Unidades: 120
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$70.000,00
Retorno do investimento: 36 meses

 

 

Mezzo Dermocosméticos

A Mezzo Dermocosméticos, como o próprio nome já diz, oferece produtos de saúde, beleza e bem-estar para a pele. A marca trabalha com mais de 150 produtos que podem ser utilizados por profissionais ou nos cuidados de casa. Além dos produtos, também há o centro de estética, com procedimentos de demonstração e pesquisa. Fundada em 2009, a empresa aderiu ao franchising para expandir suas atividades em território nacional. A Mezzo Dermocosméticos oferece ao franqueado manuais de implantação, operacional, marketing e gestão, sistema de gestão completo, plano de negócios, suporte em campo, assistência na escolha do ponto comercial e assessoria de imprensa.
Investimento inicial: R$110.000,00
Unidades: 8
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$63.000,00
Retorno do investimento: 24 a 36 meses

 

 

Chamma da Amazônia

A Chamma da Amazônia foi fundada em 1947, como Perfumaria Chamma, no estado do Acre. A paixão pela Amazônia fez com que Oscar Chamma unisse os insumos da floresta às suas matérias primas na fabricação de perfumes. Atualmente, são mais de 8 linhas de produtos que atendem homens, mulheres e dedicados, também, ao momento spa do dia. A franqueadora auxilia na escolha do ponto, oferece treinamento para o franqueado e sua equipe, apoio na negociação com shoppings, assessoria operacional e nas ações de marketing. O modelo de negócio disponibilizado pela Chamma é loja.

Investimento inicial: R$70.000,00
Unidades: 22
Sede: Acre
Média de faturamento: R$20.000,00
Retorno do investimento: Acre              

 

 

Água de Cheiro

A Água de Cheiro iniciou suas atividades em 1976, em Belo Horizonte, como uma pequena perfumaria da cidade. Com a preocupação de atender o perfil multicultural do brasileiro, a empresa trabalha com desenvolvimento constante de produtos. A Água de Cheiro decidiu expandir suas operações por todo o Brasil e oferece dois modelos de negócio: quiosque e loja. Com mais de 40 anos no mercado, já conta com mais de 130 unidade e oferece ao franqueado ajuda na escolha do ponto, treinamento para a equipe, investimento em marketing, peças publicitárias como banner, outdoor, folhetos e posts e suporte ao dia a dia do franqueado.
Investimento inicial: R$84.000,00
Unidades: 136
Sede: Minas Gerais
Média de faturamento: R$40.000,00 a R$120.000,00
Retorno do investimento: 24 a 36 meses

 

 

Extratos da Terra

A Extratos da Terra iniciou suas atividades em 1990 e conta com mais de 150 produtos em seu portfólio. A proposta da marca é valorizar recursos nacionais alinhados com alta tecnologia e hoje atua com distribuição no Brasil e alguns países do exterior como Japão, Suíça, Angola, Estados Unidos e Paraguai. É uma opção de franquia barata para quem deseja ter o próprio negócio. O franqueado que investir na Extratos da Terra contará com treinamento para a equipe, ações de marketing em workshops e feiras, apoio na seleção de colaboradores, estudo do mercado consumidor e acompanhamento contínuo.
Investimento inicial: R$15.000,00
Unidades: não informado
Sede: Santa Catarina
Média de faturamento: R$45.000,00
Retorno do investimento: 18 a 36 meses

 

 

Esmaltitude

A Esmaltitude é uma marca especializada em produtos para as unhas. Através do modelo de quiosques, a empresa vem ganhando cada vez mais espaço em shoppings, galerias e hipermercados, oferecendo produtos nacionais e importados. A Esmaltitude foi criada em 2013 e no mesmo ano entrou para o franchising. A franqueadora oferece treinamento ao franqueado e sua equipe, apoio na operação da loja e na negociação com shoppings.
Investimento inicial: R$60.000,00
Unidades: 3
Sede: São Paulo
Média de faturamento: R$30.000,00
Retorno do investimento: 6 a 12 meses

 

 

Maria Cheirosa

A Maria Cheirosa foi fundada no município de Lauro de Freitas, na Bahia, e especializou-se em cosméticos. A empresa oferece diversos produtos: aromatização de ambiente, produtos para banho e corpo. Ao franqueado, é oferecido suporte na escolha do ponto, apoio de marketing e operacional, além de treinamento para o franqueado e sua equipe.
Investimento inicial: R$95.000,00
Unidades: 4
Sede: Bahia
Média de faturamento: R$50.000,00
Retorno do investimento: 45 a 60 meses


Se você pensa em ter uma franquia, o Portal Franquias do Brasil é disparado o maior em quantidade de marcas, aqui é o lugar certo para você encontrar, comparar, ver todas as opções. São 1.677 franquias, em todos os segmentos, para você escolher a sua!


Mais artigos