5 dicas para manter a saúde em dia durante a pandemia do novo coronavírus

5 dicas para manter a saúde em dia durante a pandemia do novo coronavírus

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda grave e transmissível que atinge todo o mundo. Assim como outros vírus respiratórios, ele pode ser transmitido por três vias.


A primeira forma de transmissão é por contato direto com uma pessoa infectada, como aperto de mãos, abraço ou toque em objetos contaminados e, em seguida, nos olhos, nariz e boca.


Há também a forma de transmissão por gotículas, ocorrendo por tosse ou espirro, principalmente quando a pessoa está a menos de 1 metro de distância da outra.


Por fim, há a transmissão por aerossol, que são gotículas menores suspensas e transportadas pelo ar.           


Este vírus possui diversos sintomas parecidos com uma simples gripe, porém, ele age no corpo humano de forma mais violenta, podendo levar a morte. 


Os sintomas podem aparecer entre 2 a 14 dias após a infecção e variam entre: febre, tosse, falta de ar, fadiga, dores no corpo, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e náuseas, a depender do grau de infecção e ação do vírus no corpo.

  

A gravidade desta doença depende de cada caso, sendo mais perigosa para idosos com mais de 60 anos ou pessoas com doenças preexistentes. Apesar disso, não significa que os mais jovens não possam sofrer com as formas mais graves da doença, chegando a óbito.


Ou seja, essa gravidade pode variar de acordo com a evolução dos sintomas já apresentados e do grupo afetado, predisposições genéticas, existência de outras doenças. 

  

Para se cuidar neste momento, o mais indicado é o isolamento social. 


Mas, caso seja necessário sair de casa, deve-se atentar a higienização das mãos com água e sabão, além do álcool em gel quando a lavagem não for possível.


A limpeza das superfícies e objetos também é importante, bem como atentar-se ao tossir ou espirrar, sempre cobrindo a boca com o antebraço. 

  

O uso de máscara, em muitas cidades brasileiras já é obrigatório em ambientes coletivos, sendo que seu descumprimento pode acarretar em multas. 


O uso desse item é fundamental e é uma medida para conter a proliferação do vírus. Entretanto, este uso pode acarretar em proliferações de bactérias bucais se não for devidamente utilizada, ou a cavidade higienizada.


Por isso, separamos cinco dicas para manter a saúde bucal em dia durante a pandemia do novo coronavírus, confira.

Por que cuidar ainda mais da saúde bucal durante a pandemia?

É preciso se atentar ainda mais à saúde bucal durante este momento porque a boca é fundamental para o cuidado e funcionamento de todo o corpo humano. 


Além disso, como mencionado, ela também pode ser a porta de entrada de vírus e bactérias, facilitando a contaminação. 


Mais ainda, o uso recorrente da máscara pode favorecer a respiração bucal, o que deixa o ambiente mais propício à proliferação de bactérias, que podem se “acumular” nos espaços entre a cavidade e a máscara se não houver a devida higienização.


Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante o isolamento social, só se deve buscar atendimento odontológico em caso de urgência ou emergência, como quando houver a necessidade de uma cirurgia ou implante dentário, além de outros procedimentos como:


  • Sangramento descontrolado;

  • Infecção bacteriana;

  • Trauma envolvendo ossos faciais;

  • Sintomas de infecção.

Cinco dicas para manter a saúde bucal em dia

Sendo assim, para evitar maiores problemas odontológicos e de modo a manter sua saúde física e bucal em dia, é necessário seguir cuidados rotineiros para garantir a saúde e qualidade de vida durante o isolamento social.


Isso permitirá dentes limpos e sem resíduos de alimentos, evitando mau hálito desagradável, seguindo essas cinco dicas básicas será possível mais qualidade de vida e bem-estar:

  1. Escove os dentes após as refeições

Esse hábito básico deve ser colocado em sua rotina para prevenção de doenças e manutenção da saúde bucal.


Assim, escovar os dentes após as refeições garante que a boca esteja limpa, livre de resquícios de alimentos e possíveis proliferações de bactérias. 


Lembre-se de limpar toda a cavidade, como os dentes, gengivas e língua. Inclusive, a escovação deve ter atenção redobrada nessa fase, principalmente para quem utiliza aparelho dental invisível.


Isso porque a boca é um dos principais meios de contaminação do vírus, e o uso da máscara também pode favorecer o acúmulo de bactérias que já estão na cavidade devido a xerostomia que pode ocorrer.

  1. Use produtos de higiene bucal adequados

Alguns produtos podem ser recomendados para complementar a higienização, bem como para realizá-la de forma de forma mais eficaz. Para isso, algumas orientações podem ser averiguadas junto ao profissional.


O flúor, por exemplo, é essencial para o crescimento e fortalecimento dos dentes, além de ser importante para evitar o aparecimento de cáries, garantindo um sorriso forte, limpo e brilhante.


Por esse motivo, é um produto que pode ser incluído no creme dental e antisséptico. Assim, é indicado usar o creme com flúor, enquanto o enxaguante pode ser indicado para complementar a segurança da cavidade.


Cabe ainda ressaltar sobre o uso de escovas com cerdas macias e com cabos e cabeças variados, conforme a idade e necessidade do paciente. 


Do mesmo modo, caso seja um paciente ortodôntico ou ainda de aparelho invisivel, escovas especiais e passadores de fio também podem ser necessários para uma limpeza mais eficiente.


Além disso, em meio a pandemia, indica-se ainda mais o processo de higienização de qualidade e com os produtos adequados, capazes de remover bactérias e vírus de toda a cavidade. 


Para isso, recomenda-se também, após avaliação do profissional, o uso de antissépticos com álcool próprio.

  1. Use o fio dental 

O uso do fio dental é uma etapa extremamente importante para a higiene bucal. 


Isso porque ele é responsável por limpar partes do dente e da gengiva que a escova não alcança. Por isso, certifique-se de passar o fio dental em todos os dentes, garantindo toda a limpeza e evitando problemas como tártaro, cáries e mau hálito. 

  

Pessoas que possuem lente de contato dental devem redobrar a atenção durante o uso do fio dental, afinal, a higiene bucal é essencial para manter o procedimento sempre bonito e alinhado, bem como manter a qualidade da estrutura (evitando resíduos ou lesões no material), o que também aumentará a segurança frente o vírus.

  1. Troque a escova periodicamente

É recomendado trocar as escovas de dente de três em três meses, ou em intervalos menores, quando as cerdas estiverem desgastadas. 


Isso porque, com o desgaste, elas não conseguem desempenhar o papel de limpeza com qualidade, o que também pode provocar outras formas de contaminação ou mesmo tornar a higienização menos eficiente frente a possíveis bactérias e vírus presentes na cavidade. 

  1. Tenha uma alimentação saudável 

Para manter o sorriso em dia, também é necessário ter uma alimentação equilibrada. Além disso, um cardápio rico em nutrientes contribui para o fortalecimento do corpo e do sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções diversas.


Por isso, também indica-se que se consuma com equilíbrio doces, massas e pães, pois esses alimentos atraem bactérias capazes de lesionar os dentes, ocasionando as cáries, bem como podendo fragilizar os tecidos do corpo. 

  

Vale lembrar que a alimentação também deve ser levada em consideração para aqueles que optam pelo clareamento dental ou demais procedimentos, de modo a promover a durabilidade dos tratamentos.


Assim, deve-se evitar alimentos como o açaí, refrigerantes, chocolate, dentre outros alimentos industrializados e ricos em açúcar, que prejudicam a cavidade e o corpo como um todo. 


De modo complementar, a ingestão de água deve ser mantida e ainda mais estimulada, visto que a hidratação, além de ser importante, contribui para a higienização da cavidade e evitar que a secura contribua para a proliferação dos microorganismos.


Assim, ter essas atenções promoverá ainda mais saúde e qualidade de vida, reduzindo os riscos em relação à doença.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.


Mais artigos