Auxílio Emergencial não caiu: onde reclamar

Muitas pessoas querem saber como agir se o Auxílio Emergencial não caiu nas suas contas abertas pela Caixa Econômica Federal.

Afinal, diversos brasileiros contam com essas parcelas para pagar as suas contas e até mesmo para colocar comida na mesa da família.

Todos os pagamentos do auxílio são feitos através do aplicativo Caixa Tem. Nesse sentido, é com pesar e até susto que milhares de pessoas notam que as parcelas estão em atraso ou pior, que nem caíram!

Se você está nessa situação ou conhece alguém com esse problema, acompanhe o nosso post de hoje! Enfim, saiba como agir se o Auxílio Emergencial não caiu. Tenha uma ótima leitura!

O que devo fazer se meu Auxílio Emergencial não caiu

Primeiramente, confira se ele realmente não caiu no aplicativo. Recomendamos que você vá até o extrato e se certifique se não houve um atraso apenas.

Dessa forma, os calendários de pagamento já sofreram diversas mudanças, por isso, é importante conferir os dados certinhos antes de abrir uma reclamação.

Por falar nisso, veja como reclamar com a Caixa Econômica Federal nesse tipo de impasse:

Reclame via telefone

Você pode entrar em contato com o suporte tecnológico da Caixa pelos seguintes números: 3004 1104, se você mora em capitais ou regiões metropolitanas.

Ou através do número 0800 726 0104, se você vive em outras regiões do país. O atendimento é feito em horário comercial, de segunda à sexta-feira.

Como abrir uma reclamação online

Sob o mesmo ponto de vista, é possível abrir uma reclamação na Caixa online. Para isso, acesse este link e abra a sua solicitação.

Ressaltamos que é necessário salvar todas essas reclamações, prints de tela da falta do auxílio e outras “provas” para o passo que vem a seguir.

Busque a justiça

Ao passo que você seguir as dicas anteriores, se nada disso resolver e você realmente tiver direito ao auxílio, veja como proceder.

Nesse sentido, você pode procurar a ajuda de um advogado ou da Defensoria Pública para te orientar. Salientamos que é de extrema importância salvar tudo sobre a sua reclamação e confirmar que você realmente não teve acesso ao programa.

Em 2021, apenas um integrante por família poderá pegar o auxílio. Assim, se na sua casa alguém já recebe o valor, você não vai ter direito.

Além disso, neste ano os critérios de avaliação se tornaram mais cuidadosos e muitas pessoas que receberam o benefício em 2020, tiveram o recurso negado em 2021.

Já escrevemos um post sobre as negativas de Auxílio Emergencial que cabem recurso. Leia no nosso blog e se informe melhor sobre o assunto, combinado?

Como funciona o app do Auxílio Emergencial?

O aplicativo desenvolvido pelo governo federal e a Caixa para liberar o auxílio para os brasileiros é o Caixa Tem.

Esse app é responsável pelo acesso dessas pessoas à sua Poupança Social Digital. Graças ao aplicativo é possível:

  • Receber o dinheiro do Auxílio Emergencial e pagar boletos com ele;

  • Transferir esse valor para outras contas, correntes e/ou poupança (até mesmo digitais);

  • Realizar PIX para qualquer pessoa;

  • Bem como, o Caixa Tem também permite a emissão de cartão virtual de débito. Desse modo, as suas compras online são feitas com mais segurança e com menor riscos de fraudes;

  • Dentre outros serviços como receber PIS, Abono Salarial, parcelas do Bolsa Família, etc.

Dicas para acessar o Caixa Tem sem problemas

Por fim, vamos te dar algumas dicas para usar esse aplicativo com mais facilidade. São sugestões simples mas que podem agilizar muito o seu dia-a-dia. Veja só:

  • Caso você entre no app e note que ele está dando muitos erros, atualize o aplicativo. Apps desatualizados não conseguem rodar corretamente em nossos celulares;

  • Priorize o uso do Wifi e evite usar redes de 3G, por exemplo. Nesse sentido, uma conexão rápida e estável vai garantir um melhor serviço e você vai se estressar bem menos;

  • Por último, sempre evite usar o app em horários de pico e de muitos acessos.

Agora você sabe como agir se o Auxílio Emergencial não caiu na sua Poupança Social Digital. Você gosta desse tipo de artigo? Se sim, ative as notificações do nosso site agora mesmo!

Dessa forma, você receberá no seu celular ou computador todas as nossas novidades assim que forem postadas!

 


Mais artigos