8 benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta traz muitos benefícios para sua saúde, por exemplo, nos níveis cardiovascular, circulatório e respiratório. Além disso, tonifica as pernas e reduz a celulite. Pedalar por uma hora nos faz queimar cerca de 500 calorias e melhora nossa capacidade aeróbia.

Andar de bicicleta traz muitos benefícios à saúde, tanto para o corpo quanto para a mente. Além disso, o ciclismo (normalmente estático) é uma das primeiras atividades recomendadas para melhorar o suprimento de sangue e recuperar a atrofia muscular após a lesão, especialmente na parte inferior do corpo. Pensando nisso, podemos afirmar que andar de bicicleta regularmente nunca será prejudicial à saúde, apenas benéfico. 

Tanto as melhores bicicletas aro 29 ou até mesmo uma bicicleta infantil, os benefícios para o usuário sempre serão ótimos para a sua saúde.

No entanto, para usufruir dos benefícios deste desporto tem que ser constante e pedalar no mínimo 30 minutos , 2 vezes por semana e com uma intensidade que ultrapasse o seu limiar aeróbio.

Oxigena o cérebro e combate o estresse

Quando andamos de bicicleta aumentamos nossa capacidade aeróbia e nossa capacidade pulmonar , forçando nossos pulmões a realizar uma troca gasosa muito mais eficiente (O2 / CO2), assim como acontece quando você faz o crossfit .

Estudos mostram que andar de bicicleta facilita a oxigenação do cérebro (atividade ao ar livre) e a criação de certos hormônios que, aliados ao grande poder de desligamento da rotina, ajudam a combater o estresse (fadiga do sistema nervoso) e melhorar nosso estado emocional ajudando a evitar tristezas e até sair da depressão. Os hormônios envolvidos são:

  • Endorfinas : induzem a sensação de felicidade.
  • Dopamina : gera sensação de prazer.
  • Serotonina : facilita o sono.
  • Tonifica e fortalece as costas


Os quadríceps e isquiotibiais são tonificados rapidamente, pois são os músculos que mais trabalham quando pedimos uma bicicleta. As panturrilhas e o glúteo máximo também são fortalecidos, embora em menor grau.

Por outro lado, andar de bicicleta regularmente fortalece suas costas. A inclinação do corpo em direção ao guiador ajuda a contrair e fortalecer os músculos da região lombar , estabilizando o tronco e protegendo a coluna de vibrações e choques. Isso reduz indiretamente a dor nas costas causada pelo estilo de vida sedentário, bem como a possibilidade de hérnias.

Coração forte

Se andarmos de bicicleta regularmente e aumentarmos a intensidade aos poucos, poderemos aumentar nosso limiar aeróbio e anaeróbio . Além disso, faremos com que o coração bombeie o sangue com muito mais força para facilitar a chegada do oxigênio por todo o corpo, tornando indiretamente os vasos sanguíneos mais flexíveis. Graças a isso, fortalecemos o sistema circulatório , o coração e conseguimos que a frequência cardíaca caia em repouso. Seremos mais eficientes antes de qualquer atividade diária!

Além disso, a queima de calorias ocorre principalmente na forma de gorduras (capacidade aeróbia), então nosso colesterol ruim (LDL) é reduzido e o colesterol bom (HDL) aumenta.

 

Sistema imunológico resistente

Quando praticamos esse esporte, nosso corpo produz fagócitos (células do sistema imunológico) que atacam as bactérias infecciosas que entram em nosso corpo, reduzindo a probabilidade de adoecer. Também nos ajuda a manter níveis adequados de açúcar no sangue , uma vez que melhorar o fluxo sanguíneo reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas em até 20%.

 

Articulações mais saudáveis, fortes e protegidas

Ao contrário de outras disciplinas como a corrida , o fortalecimento da musculatura das pernas implica em maior sustentação e estabilidade, principalmente dos joelhos, e isso, aliado ao fato de a maior parte do peso cair no assento, provoca a ausência de impacto articular . Além disso, o movimento cíclico da pedalada favorece a difusão de substâncias nutritivas pela cartilagem, obtendo articulações mais saudáveis, resistentes e protegidas.

Atenção! Este benefício conjunto será nulo se a nossa prática for realizada com selim e guiador mal ajustados. Qualquer que seja o terreno em que você usa a bicicleta, bem como o tempo que dedica a ele, você deve ajustar o selim e o guidão à sua anatomia. Não fazer isso eliminará esses benefícios, além de tornar mais fácil para você lesionar os músculos do pescoço e das costas.

O ciclismo não é recomendado para pessoas com desvios da coluna ou lesões nos joelhos, como condromalácia patelar, tendinite patelar ou síndrome da banda iliotibial.

Adeus celulite

A tonificação da musculatura acima referida, aliada à ação massageadora na pele que provoca a pedalada, mobiliza ativamente a água e as toxinas do corpo, evitando o acúmulo de gordura, queimando-as para a produção de energia.

Benefícios sociais, econômicos e ambientais

Os amantes de bike já defendem sua prática como “um estilo de vida” e é que além dos benefícios apontados acima, argumentam que:

Ao melhorar nosso humor, ficamos mais receptivos a conhecer pessoas e fazer novos amigos.

O uso da bicicleta no dia a dia em detrimento do carro ou outro transporte público se traduz em economia para o nosso bolso, além de contribuir para o combate à poluição , principalmente nas grandes cidades. Andar de bicicleta para o trabalho tem suas vantagens!

O que você deveria saber…

Andar de bicicleta traz benefícios cardiovasculares, circulatórios e respiratórios.

A pedalada também tem um impacto positivo na tonificação das pernas, na redução da celulite e no fortalecimento das costas.

Após uma lesão (especialmente na parte inferior do corpo), andar de bicicleta (normalmente estático) é uma das primeiras atividades recomendadas pelo médico de reabilitação para melhorar o suprimento de sangue e recuperar a atrofia muscular.


Mais artigos