17 Brincadeiras para Aulas Online

17 Brincadeiras Para Aulas Online

Antes de mais nada, de todos os níveis de ensino online o mais desafiador sem sombra de dúvidas é da educação infantil.

Conseguir a atenção das crianças nas aulas online não é uma tarefa muito fácil. Não é verdade?

“Mas então o que fazer para prosseguir com as aulas de maneira online?”

Existem algumas atividades que podem ser desenvolvidas com os pequenos de maneira online, essas atividades incluem materiais fáceis e brincadeiras para prender atenção das crianças e é sobre esse assunto que vamos falar hoje.

Neste conteúdo você vai encontrar algumas brincadeiras para estimular a aprendizagem no ambiente online dos alunos, que podem ser feitas  em casa nas aulas online ou nas aulas presenciais no colégio.

Quer saber quais são essas brincadeiras? Continue lendo para descobrir.

  • Fantoches;
  • Leitura de histórias;
  • Pintura com tinta-guache;
  • Artesanato;
  • Plantação de feijão no algodão;
  • Dançar;
  • Cantar;
  • Colar e recortar;
  • Trava-línguas;
  • Adivinhas;
  • Gincana com as profissões;
  • Morto ou vivo;
  • Caça ao tesouro;
  • Mímica;
  • Descubra  qual é o filme com emojis;
  • Caça ao tesouro com fotos do celular;
  • História invertida.
  • Como fazer slime fácil e simples

 

1 – Fantoches

Uma boa maneira de prender atenção dos alunos na aula online é contar histórias com fantoche, que pode ser feito até usando meias enfeitadas. Teatrinho para alunos na aula online é uma boa brincadeira para interagir com os alunos.

 

2 - Leitura de histórias

A leitura de histórias em transmissões ao vivo também é uma boa maneira de brincar com os alunos. Você pode mostrar os desenhos do livro ou pode também compartilhar na tela do computador, tablet ou smartphone.

3 - Pintura com tinta-guache

Para essa brincadeira dar certo, terá que ser acompanhada por um responsável. É uma excelente opção de brincadeira para a criança interagir mesmo na aula online.

4 – Artesanato

Todo mundo tem em casa algum material que pode ser reciclável e virar artesanato, não é verdade? Essa também é uma boa forma das crianças aprenderem brincando, construindo artesanato com materiais recicláveis.

5 - Plantação de feijão no algodão

Essa é uma brincadeira clássica, que pode ser feita tanto nas aulas virtuais quanto nas presenciais. Essa atividade é uma descoberta para as crianças.

6 – Dançar

Dançar é uma outra boa brincadeira que pode ser feita na aula online. Além de ajudar a ter uma noção de espaço e estimular a coordenação motora, a dança pode ser usada como uma forma de instrumento para o aluno aprender sobre culturas.

7 – Cantar

Da mesma maneira que a dança, o canto também é benéfico para as crianças e alunos. O canto estimula a memória, a coordenação cognitiva e também a coordenação motora.

8 - Colar e recortar

Essa atividade , também é clássica e coisas clássicas nunca saem da moda. Essa dinâmica na forma online é realizada de maneira diferente. Veja a seguir algumas formas de brincar de recortar e colar na aula online.

Construção de um objeto de papel: O aluno faz um desenho no papel, recorta e cola as partes para uni-las;

Construção de um painel temático: O aluno escolhe um tema, depois procura imagens em revistas ou jornais  sobre aquele tema e depois constrói um painel usando as imagens;

Criar um desenho e decorar com grãos, glitter, folhas, etc. 

9 - Trava-línguas

Essa é uma brincadeira a distância que dá para fazer nas aulas online. Trava-línguas é aquela brincadeira de repetir um conjunto de frases ou palavras difíceis de pronunciar.

Por exemplo: “Em um ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há, Quem os desmafagafizá-los, bom desmafagafizador será!”

10 – Adivinhas

Essa é mais uma brincadeira para fazer nas aulas online, adivinhar. Além de fácil e divertida os alunos amam e interagem muito.

11 - Gincana com as profissões

Essa brincadeira é muito legal, o professor fala algumas profissões e os alunos têm alguns minutos para procurar objetos que sejam relacionados aquela profissão e mostrar na aula online.

12 - Morto ou vivo

Essa brincadeira é clássica, mas para fazer na aula online foi criada uma nova versão da "prafrentex". Quando todos os alunos estiverem conectados na aula, você vai escolher um aluno para conduzir a brincadeira. E através do vídeo quem conduzir, vai falando Vivo, Morto e eliminando os que errarem.

13 - Caça ao tesouro com fotos do celular

Essa brincadeira para aula online é bem animada. Antes de reunir a turma no horário da aula, você vai escolher alguns objetos da sua casa e tirar fotos deles. A ideia é que o aluno adivinhe qual é o objeto através da foto tirada.

14 – Mímica

Brincar de mímica é sempre divertido e dá pra fazer a distância. Você pode escolher o tema, objetos, animais, verbos ou até mesmo algum assunto relacionado à matéria.

É só o aluno se posicionar em frente a câmera e você sorteia um tema para ele usar a imaginação para os colegas descobrirem qual o tema, ou o que o aluno quer passar com as mímicas.

15 - Descubra  qual é o filme com emojis

Os emojis podem substituir algumas palavras nas conversas online. Nessa brincadeira essas figurinhas podem ser usadas para traduzir uma frase, um filme ou até mesmo uma palavra.

Você deverá estabelecer um tempo, entre no mínimo 15 ou 30 segundos e os alunos devem tentar adivinhar a frase,  ou filme palavra, através da sequência de emojis que você posicionar na tela.

16 - Caça ao tesouro

Essa brincadeira também é bem divertida. É um caça tesouro sensorial. Você escolhe objetos que tem dentro de casa e pede ao aluno para achar o objeto e mostrar na câmera. Quem chegar primeiro ganha.

17 - História contada

Essa brincadeira online é bem divertida. Funciona desta forma: Um aluno começa contando uma história (pode ser referente a alguma matéria ou tema que tenha aprendido) passando um tempo determinado pelo professor, toca um sinal mostrando que o aluno deve parar naquele momento, e outro aluno vai dar continuidade na história a partir de onde o primeiro aluno começou.

Conclusão

Hoje te mostrei algumas brincadeiras que podem ser feitas no ensino à distância. Claro que ficam faltando os beijos, os abraços e o contato presencial, mas nem assim precisa faltar a alegria e a diversão para os pequenos.

Espero que tenha gostado das ideias. Se tiver alguma sugestão deixe nos comentários e até a próxima.

 


Mais artigos