Ciclo PDCA: Ferramenta para melhorias de qualidade

O ciclo PDCA é um instrumento fundamental para a busca de melhorias no interior das organizações. 

No âmbito da administração de empresas e da gestão de pessoas, diversas ferramentas facilitam o aprimoramento dos processos.

Embora alguns possam pensar que tais ferramentas são destinadas somente às grandes empresas, o fato é que muitas delas também podem ajudar o gerenciamento de pequenos negócios.

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O gerente de projetos de uma empresa tem a responsabilidade de estar ao tanto de tudo aquilo que ocorre na vida cotidiana da empresa, buscar soluções sólidas para a resolução de dificuldades e para a melhoria dos processos internos.

Na ciência administrativa, vários métodos foram sendo desenvolvidos ao longo das décadas para aprimorar a gestão empresarial.

Alguns desses métodos são para determinados setores na estrutura empresarial, enquanto outros podem ajudar a toda a estrutura de uma empresa.

Um dos conceitos utilizados na administração é o PDCA. A sigla vem do inglês e quer dizer:

  • Planejar, do inglês plan
  • Fazer, de do
  • Checar, check
  • Agir, de act

O PDCA é um ciclo de melhorias contínuas, que começa no planejamento e vai até a ação como tal. 

Sendo que a ação deve marcar uma mudança nas formas de atuação da organização, de modo a otimizar processos.

O ciclo também é conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, devido a dois personagens que marcaram o desenvolvimento deste processo.

As quatro etapas do PDCA acompanham o processo no começo, meio e fim.

O ciclo pode ser utilizado para solucionar problemas no interior de uma empresa, ou para otimização.

Filosofia na vida cotidiana

O ciclo PDCA é uma prova de que, ao contrário do que muita gente pensa, a filosofia não é nada afastado da realidade, e que só trata de conceitos ideais.

O período histórico conhecido como Modernidade foi marcado, entre outras tantas características, pelo pensamento do filósofo francês René Descartes, que fez parte do chamado racionalismo clássico.

Foi ele que propôs a sistematização na construção do conhecimento por meio da chamada “dúvida metódica”, que o conduziria à sua famosa conclusão: “Penso, logo existo”. 

Sendo o “logo” não expressão de continuidade temporal, mas de causa: penso, porque existo.

Todavia, não entraremos tanto no pensamento de Descartes, o que buscamos era somente que percebêssemos essa relação da filosofia em processos que parecem tão normais no cotidiano.

No caso do ciclo PDCA, a relação com o sistema que Descartes propõe no seu Discurso do Método, de 1637, é que o ciclo PDCA precisamente se ampara na fundamentação dos processos como parte intrínseca da atuação humana, e nesse caso, mais precisamente, empresarial.

O PDCA é um ciclo, porque a ideia dele é possibilitar uma gestão continuada de processos. Ele deve ser aplicado de forma contínua, e transformar-se em parte da gestão empresarial.

Surgimento do ciclo PDCA

Apesar de inspirar-se em um sistema de pensamento tão antigo no que diz respeito à importância do método, o ciclo PDCA só foi criado nos anos 1920, pelo engenheiro Walter Shewhart.

Contudo, o ciclo só ficaria conhecido a partir de 1950, sobretudo no Japão, graças ao pai do controle de qualidade nos processos de produção, o professor americano William Deming.

Fases do ciclo PDCA 

Precisamos agora dar uma atenção especial às quatro fases que compõe o ciclo:

  1. Planejar - Plan

 Nessa primeira etapa, o fundamental é a elaboração clara dos objetivos que se propõe alcançar com o ciclo.

O objetivo poderia ser um resultado desejado ou a solução de algum problema apresentado.

Também é nesse momento que os indicadores de desempenho devem ser estipulados.  

Tais indicadores deverão considerar fatores quantitativos e qualitativos.

Mas atenção! Os indicadores devem ser realistas. Ou seja, não se deve propor metas irrealizáveis.

Já a partir da fase do planejamento, a organização em equipe deve determinar as responsabilidades do processo. 

Sendo assim, é fundamental que a equipe seja auto gerenciada e composta por pessoas proativas.

  1. Fazer - Do

Nem só de planejamento se constrói um ciclo exitoso, por isso a segunda fase do PDCA é a da execução.

Após traçar com claridade as metas a serem alcançadas, o plano de ação deve ser colocado em prática.

Para o sucesso da execução, os envolvidos no processo devem estar devidamente treinados, e, especialmente, serem conscientes da importância do papel de cada um. 

Pessoas identificadas com a função que têm que desenvolver garantem melhores resultados.

  1. Checar – Check

A fase seguinte do ciclo PDCA é o controle do processo. Contudo, não se trata de ativar essa fase somente após concluída a execução.

Pelo contrário, a etapa de checagem deve analisar o cumprimento dos prazos de execução e a reta busca pelos objetivos.

A comparação do já alcançado com aquilo que está planejado também faz parte da checagem, e seria interessante que toda a equipe de planejamento e execução fizesse parte desta etapa que deve rever o caminho já percorrido e pensar o que ainda falta a ser feito.

Também a utilidade da metodologia de trabalho deve ser verificada, e nesse sentido o trabalho em equipe é fundamental.

  1. Agir - Act

A quarta fase do ciclo é conhecida como agir.

Nessa etapa o plano aplicado deve converter-se em um padrão de atuação.  

E isso porque, como devemos lembrar, a ideia do ciclo PDCA é a de implementar melhorias nos processos de uma organização.

Por isso, depois de planejar, executar e avaliar o processo, nesta etapa o que se busca é padronizar um processo exitoso.

No entanto, caso algo não tenha saído conforme o planejado, medidas corretivas devem ser tomadas.

O ciclo 

Como mencionamos antes, o PDCA é um ciclo, porque suas fases devem ser realizadas continuamente, dessa forma as melhorias necessárias em uma organização serão contínuas.

Com as rápidas mudanças que são a marca registrada da nossa época, uma empresa de sucesso deve estar atenta a tais mudanças que ocorrem no interior da sociedade, e buscar de maneira rápida as adaptações que tais novidades exigirão no interior da corporação.

No Cadastro Empresa é possível consultar as empresas a partir do CNPJ ou a localização. Ali se encontram empresas especializadas em gestão de processos. Conheça!

Embora à primeira vista possa parecer complexo, este ciclo é uma das mais eficazes e simples ferramentas gerenciais de qualidade. 

Conclusão

O desenvolvimento de ferramentas que facilitam a administração de empresas e a gestão de pessoas é fundamental para que as organizações consigam adaptar-se às necessidades de uma sociedade.

Dentre essas ferramentas, o ciclo PDCA se destaca como um processo pelo qual se busca conseguir melhorias em uma área corporativa ou em toda a estrutura de uma empresa.

PDCA vem das palavras inglesas plan, do, check e act, que, em português são, respectivamente, planejar, fazer, checar e agir. 

É um ciclo de busca para a otimização dos processos, através de um planejamento que define com claridade os objetivos e determina os indicadores.

Em segundo lugar, o do ou fazer é a etapa de execução do plano previamente formulado.

Logo, a etapa de checagem acompanha a aplicação do processo. 

No entanto, diferente do que poderia parecer, não ocorre somente no final, mas é algo que acompanha todo o desenvolvimento do ciclo. 

O cumprimento dos prazos estipulados também deve ser checado.

Finalmente, a ação é entendida como o passo em direção à adoção de um novo padrão de processos e cultura empresarial a partir do ciclo planejado.


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