Estratégias em Marketing Digital para novas empresas

Se você está começando agora o seu negócio ou pretende partir do físico para o digital, apostar em Estratégias em Marketing Digital pode ser uma excelente opção para potencializar suas vendas!

Errados, estão aqueles que culminam a ideia de que toda empresa nova precisa de uma consultoria de agências, ou especialistas em meios digitais.

Entendemos que ao abrir uma empresa, ou partir para o meio digital incluem algumas despesas e investimento dobrado em atenção, a fim de conciliar excelentes estratégias em Marketing Digital.

E para auxiliam vocês a evitarem o aumento de gastos – realizados pela sua empresa – decidimos criar este guia explicativo para que você possa compreender como criar estratégias em marketing digital para o seu negócio, sem altos gastos.

 

O que é Marketing Digital? 

Em resumo, o Marketing Digital é a ação de comercializar na internet para alcançar clientes nas redes sociais, e-mail marketing, sites e outros domínios virtuais.

O ambiente da web é certamente vasto para a estratégias em Marketing Digital, pois possibilita a aproximação da sua empresa, ou melhor, do seu produto ou serviço às pessoas.

Uma boa estratégia em Marketing Digital pode aumentar suas vendas e a fidelização dos clientes ao longo do tempo, portanto, nota-se que é indispensável em qualquer negócio virtual atualmente. 

Ela serve também para medir resultados após uma ação na internet, algo que é comum quando uma empresa quer se posicionar sobre um acontecimento no mundo, localmente, ou sobre um assunto que gera ondas de participação dos internautas. 

Este posicionamento já é, a princípio, uma estratégia de Marketing Digital, simplesmente porque ela será como um termômetro para medir o entrosamento do potencial cliente com a marca.

Cada ação empresarial na web vai refletir em como a empresa, seja ela um pequeno, médio ou grande negócio, pensa e se relaciona com o público. 

 

Benefícios de uma boa estratégia de Marketing Digital

Naturalmente, a estratégia de Marketing Digital permite que você esteja ativo no cenário incrível que é a internet, além de trazer benefícios como:

  • Entender melhor o perfil ideal de seus clientes;
  • Prospectar novos clientes;
  • Gerar leads de qualidade;
  • Comunicar e receber feedbacks;
  • Construir uma rede de relacionamentos;
  • Melhorar a relação após a venda;
  • Aumentar a popularidade da marca;
  • Conseguir mais vendas;
  • Destacar no mercado competitivo;
  • Gerar mais rentabilidade.

Com uma boa estratégia de Marketing Digital a empresa só tem a ganhar, através de ações que comunicam com os consumidores, ao mesmo tempo que comercializam seus bens de consumo ou prestação de serviços.

 

Como criar Estratégias em Marketing Digital sem a necessidade de investir em profissionais

Quando uma empresa está no começo é normal não saber a melhor forma de conseguir prospects e leads.

Tal como nos negócios maiores, as microempresas e empresas de pequeno e médio porte também têm potencial ao aplicar uma estratégia de Marketing Digital.

Para começar, você que é empreendedor de primeira viagem precisa montar um plano com a estratégia de Marketing Digital que mais faz sentido para seu segmento.

De nada adianta estar em todas as redes sociais ou plataformas online se no final o retorno não vai ser real. 

É até provável um público de determinado canal não se enquadrar em seu perfil ideal de cliente, ou ser mais amplo que o recomendado, mas, mesmo assim, trazer uma audiência interessante.

 

Aposte em Marketing de Conteúdo

Independentemente do que você queira vender, apostar em um conteúdo de qualidade é a primeira coisa a fazer.

O marketing de conteúdo reúne todas as informações valiosas, por escrito juntamente com o visual, que respondem dúvidas, resolvem problemas e agregam conhecimento.

Só que ele não está ligado somente a conteúdos mais elaborados como artigos, mas também com pequenas ações que falam diretamente com a persona. Alguns exemplos são:

  • Blogs parceiros da marca, ou Marketing de Afiliados;
  • Entrevistas com especialistas;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Posts de relevância nas mídias sociais;
  • E-mail marketing;
  • Guests Posts.

O líder da campanha publicitária deve focar em assuntos relevantes para o cliente em potencial e fazê-lo permanecer no site até o final da prospecção.

Além de proporcionar autoridade e conteúdo de qualidade, essa estratégia de Marketing Digital também gera mais tráfego na internet e assim por diante.

 

Crie um blog em seu site

Uma das melhores – se não a melhor – alternativa para aumentar a autoridade e reconhecimento de um site, é através dos blogs!

Recentemente, John Muller, concedeu em entrevista a seguinte afirmação: As páginas de produtos não são classificadas!

Mas o que isso quer dizer?

Esta afirmação significa que o Google não pontua suas páginas de produtos, ou seja, seu site – raramente – não aparecerá nas primeiras páginas de pesquisa – a não ser que seja um “big” empresa que “se venda sozinho”, como por exemplo: coca-cola.

Isso significa que para posicionar-se bem nas redes de pesquisa, o blog pode auxiliar – e muito – em suas estratégias de marketing digital.

Uma excelente dica é conciliar sua palavra-chave primária e secundárias, junto as tags do seu site e ao blog!

Dessa forma, os mecanismos passarão a entender que você – como empresa – possui autoridade sobre aquele assunto/tema abordado em seu blog.

Além disso, você passa a ser reconhecido como especialista em seu nicho e automaticamente o seu site ganha um excelente “UP” nas posições de pesquisa.

Caso queira se aprofundar neste assunto, sugerimos que confira sobre “O que é Guest Post?”, a fim de construir as melhores estratégias em marketing digital para o seu negócio.


 

Utilize as Redes Sociais 

Aplicar estratégia de marketing digital nas redes sociais é a cereja do bolo.

É por meio delas que, hoje, as empresas conseguem receber feedbacks grandiosos - e instantâneos -  e continuar a compartilhar o que de melhor a marca tem a oferecer.

Entre aquelas que mais trazem retornos positivos às empresas estão Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook. Veja como usar cada uma delas abaixo.

 

Instagram

Com 1 bilhão de usuários, o Instagram tem o visual como o seu forte.

Então, é necessário postar conteúdos que chamam a atenção e com muita frequência. Logo, é uma ótima estratégia de Marketing Digital, já que comunica diretamente com o público.

Fazer o marketing no Instagram é:

  • Compartilhar experiências dos seguidores com a marca;
  • Vídeos de bastidores;
  • Dicas de como usar o produto;
  • Tutoriais e DIY (do it yourself ou faça você mesmo);
  • Publique seus produtos no market no Instagram;
  • Imagens e stories motivacionais.

Aqui o conteúdo do feed vai pra frente quando impulsionado com as hashtags (#) seguidas de palavras-chave relacionadas.

Ainda é possível montar uma vitrine, ao adicionar tags com os preços. As suas vendas podem aumentar e são facilmente concluídas no próprio aplicativo.

 

LinkedIn

O LinkedIn funciona como uma rede para gerar leads qualificados. Nele, é possível encontrar empresas, grupos de mesmo segmento, profissionais e usuários comuns que servirão de base para montar seu público-alvo.

É um canal que conecta mais seguidores e publica conteúdo de alto nível, o que gera valor para quem se relaciona com a marca. Seus principais recursos são: 

  • Text Ads (anúncios posicionados nas laterais);
  • Sponsored Content (postagens patrocinadas);
  • Sponsored InMail (mensagens diretas para o tipo de persona).

Pode até parecer um terreno sem graça para vender, mas o que você como empreendedor iniciante pode tirar daqui é uma importante interação com quem opera com vendas B2B (business to business).

 

Twitter

No Twitter a intenção é publicar diversos conteúdos ao mesmo tempo em que se expressa uma opinião em 280 caracteres (tweet, ou tuíte), recurso também chamado como microblogging.

O microblogging significa a possibilidade de resumir um pensamento ou fato diário em relação à empresa. Para a estratégia de Marketing Digital no Twitter, vale o uso de:

  • Tweets promocionais (anúncios um tanto caros, mas que aparecem pra quem não é seguidor ainda);
  • Contas sugestivas (sua conta é divulgada como sugestão para seguir);
  • Tuítes com hashtags (a forma mais comum e que gera mais engajamento).

Assim como no Instagram, o Twitter requer mais frequência de publicações. Podem ser vídeos, imagens, enquetes e discussões para seu público interagir. Também é o local onde empresas fazem o atendimento ao cliente.

 

Facebook

A maior rede social do mundo (2,7 bilhões de usuários) é certamente um espaço para todo o tipo de conteúdo online, bem como para a sua estratégia de Marketing Digital.

Fazer marketing no Facebook é simplesmente criar uma fanpage (página com a logo e informações empresariais).

Além de publicar os conteúdos certos, confira as estratégias que podem maximizar suas vendas:

  • Grupos de interesse vinculados à fanpage;
  • Impulsionamento de posts (ADS);
  • Messenger marketing (envia mensagens diretas no WhatsApp Business ou Facebook Messenger);
  • Comment Guard (impulso que o FB dá quando alguém comenta no seu post através de mensagem privada automática);
  • Eventos (crie um evento para seu público confirmar presença);
  • Chat blaster (disparam mensagens para toda sua lista de seguidores).

Bem como as publicações do Instagram, concilie estratégias em posts que irão “conversar” com o seu público, de maneira a captá-lo, e deixa-lo com “vontade de quero mais”.

Uma excelente dica é criar gatilhos mentais com suas publicações, e caprichar nas CTAs – call to action.

 

Otimize o SEO do seu site

Uma alternativa gratuita é conseguir um bom posicionamento nas buscas do Google através do SEO otimizado.

Quando você atualiza sempre as publicações do seu site ou blog, maiores são as chances do seu produto ou serviço ser encontrado nas pesquisas do seu público-alvo.

Utilize o combo de técnicas em SEO: palavras-chave únicas e relacionadas, links direcionados, conteúdo relevante e legibilidade.

Sua landing page e redes sociais precisam estar dentro das estratégias de SEO, caso queira alcançar um excelente ranqueamento nos mecanismos de busca como o Google.

A equipe de Especialistas GuestPosts criou um manual Estratégias SEO, a fim de que a estratégia digital – em seu site, On Page e Off Page - seja potencializada em modo avançado. Confira!

 


 

Tráfego pago pode ser uma boa pedida

O tráfego é o benefício que seu site ou domínio virtual adquire para transitar com autoridade na internet.

Até conseguir isto, é preciso tempo e dedicação. Contudo, existe a opção de pagar por esta proeza.

Para ter tráfego mais rápido, experimente pagar para que seus anúncios apareçam em sites (Google AdWords) ou nas redes sociais (Facebook Ads), mas inicie de modo gradual.

Comece fazendo um teste de 3 dias, com baixo investimento e monitore resultados. A partir daí você terá uma visão melhor, sobre as próximas estratégias em investimentos pagos.

 

Dispare Cold Mail para gerar leads

Se as suas vendas são voltadas para o mercado B2B, uma excelente alternativa é construir um excelente e-mail para contatos que possuem características à serem seus futuros clientes.

A intenção do envio deste Cold Mail, é “aquecer” leads para gerar vendas.

Traduzindo esta afirmação, o objetivo deste e-mail é encontrar os clientes ideiais – persona – para concretizar vendas.

Uma excelente dica é criar duas campanhas, a fim de se analisar qual terá mais resultados e, portanto, culminar melhores estratégias.

 

Email marketing pode ser um grande aliado 

Para quem está no começo, o uso de e-mail marketing é um clássico exemplo que funciona há tempos na estratégia de Marketing Digital ao se aliar ao marketing de conteúdo ou redes sociais.

Você vai precisar basicamente de uma lista de email de empresas segmentada para enviar sua campanha de marketing personalizada em um e-mail, diretamente ao cliente em potencial.

Assim, perceba quais estratégias faltam no seu negócio ou quais podem potencializadas para alcançar resultados ainda melhores.

 

CONCLUSÃO

As estratégias em Marketing Digital, quando conciliadas a partir de estudos, analises e monitoramento, alcançam excelentes resultados positivos.

Sejam novas empresas ou não entendam que não é necessário investir valores exuberantes para “estar no mercado”.

O que você precisa entender é que, quando criamos um plano estratégico com técnicas e ferramentas assertivas para o seu nicho, possibilitam que resultados extraordinários, sejam alcançados.

Espero que este conteúdo tenha ficado claro para o entendimento deste contexto. Mas caso tenham dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Será um prazer receber seu feedback! Um grande abraço e bons negócios.


Mais artigos