De
maio a junho de 2021, o número de famílias endividados em São Paulo (SP) subiu
63,8% desde março do ano passado, alcançando 2,5 mil lares. Os dados são da
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Diante desta situação, a fintech brasileira PARÇA juntou algumas soluções em um
único totem de autoatendimento para ajudar a população da cidade a ficar em dia
com as contas.
Ao
utilizar um dos terminais PARÇA, é possível realizar pagamentos e parcelamentos
de contas e boletos em até 12x no cartão de crédito em apenas alguns segundos.
Segundo o diretor executivo da empresa, Antônio Brizoti Junior, o totem é uma
inovação disruptiva que serve como alternativa às casas lotéricas e agências
bancárias.
"Com
o PARÇA, não existem filas. Por isso, o tempo que o usuário leva para resolver
as contas é muito menor. E como os terminais são intuitivos, ele não depende de
terceiros durante a utilização”, explica Brizoti Junior.
O
PARÇA está presente em três pontos da cidade de São Paulo. "Decidimos
incluir os terminais em pontos de grande circulação: um em frente ao Poupatempo
da Sé, outro em uma galeria da Santa Ifigênia e o último na unidade da Previdência
Social no Anhangabaú. Tornou-se tão popular na região que não precisamos mais
procurar os locais para instalar os totens, os estabelecimentos interessados
que chegam até nós”, declara Regis Reginato, franqueado responsável por trazer
a novidade à cidade. O PARÇA está à disposição para ampliar a atuação nos
demais municípios em São Paulo.
Recentemente,
os totens iniciaram a oferta de crédito consignado por meio do FGTS. Basta o
usuário digitar seu CPF e recebe o contato da equipe de BackOffice que vai conferir
a margem de crédito disponível. A média de duração do processo varia em 30
minutos. O serviço é voltado a desempregados ou trabalhadores com carteira
assinada.
No
Brasil, o PARÇA possui 180 totens espalhados em 20 Estados e, até o final do
ano, serão 400 terminais. "Apenas no primeiro semestre de 2021 foram
realizadas 26 mil transações. Identificamos uma aceitação rápida da população,
e entendemos que a facilidade de utilização é responsável por isso",
destaca Brizoti.
Além
do parcelamento e pagamento de contas e boletos, também existem outras
facilidades nos totens, como quitação de taxas e tributos, recarga de celular,
consulta veicular, de CPF e de CNPJ. Há taxa de R$ 3,00 para pagamentos ou
parcelamentos de boleto, os demais serviços não são cobrados.
Modelo
de Franquia
O
PARÇA opera no formato de franquia e aposta em um mercado tecnológico em
ascensão. Segundo estudo realizado pela empresa de consultoria e pesquisa de
tecnologia Technavio, o mercado global de estações de autoatendimento deve
movimentar U$20 bilhões até 2022.
O
franqueado PARÇA é responsável por realizar o desenvolvimento comercial na
cidade e região, prestar toda a assistência que o totem exige, como troca da
bobina da impressora, higienização do terminal e atendimento ao cliente.
"É
um papel vital na expansão de nossos serviços. Ele não precisa ter um perfil
vendedor, apenas um bom relacionamento onde atua, entender qual a necessidade
da cidade onde está e levar soluções. Essa é a essência do PARÇA: facilitar a
vida das pessoas", finaliza Brizoti.
Serviço
PARÇA
Serviços Financeiros em São Paulo (SP)
Praça
do Carmo, 54 - Estação Sé
Rua
Santa Ifigênia, 198 - Centro
Rua
Xavier de Toledo, 280 - Anhangabaú