Sabemos que os consumidores estão cada vez mais preocupados com os compromissos sociais e ambientais das marcas, tornando suas escolhas como um simples ato de compra de produtos ou serviços em uma ferramenta poderosa para transformar de forma definitiva a vida de uma pessoa ou até mesmo melhorar o ar que respiramos. O franchising brasileiro acumula diversas experiências exitosas de marcas que foram além, buscando constantemente a excelência no que fazem, incluindo beneficiar a sociedade.
A ideia de que o papel de uma empresa se restringe a gerar empregos, pagar impostos e distribuir lucros para seus acionistas, é ultrapassada.
Nem nos países mais desenvolvidos, essa prática tem dado conta da enorme complexidade e desafios que a sociedade contemporânea criou.
Há portanto, a real necessidade de maior interação e criação de arranjos entre a sociedade, as empresas e o Estado para reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida para todos, incluindo o meio ambiente.
Foi a partir da década de 1990 que vimos despertar de forma mais expressiva um grupo de empresários do franchising que entendeu a importância da responsabilidade socioambiental das empresas e passou a incluir nos modelos de gestão, indicadores para monitorar e melhorar suas práticas com as partes interessadas, entre elas, fornecedores, clientes, franqueados, meio ambiente e a sociedade.
Essa nova forma de gerir os negócios no franchising, mais integrada e centrada no propósito da marca, com missão, visão e valores muito claros, foi conceituada como a 6ª Geração do Franchising.
Um dos caminhos adotados pelas empresas do setor foi a criação de Institutos, ou seja, organizações sociais sem fins lucrativos, com o objetivo de resolver problemas que separadamente, governo, iniciativa privada e sociedade, não deram ou ainda não dão conta.
Elas merecem nosso reconhecimento.
Conheça a seguir algumas iniciativas espalhadas pelo Brasil!
Instituto Sorridents
O Instituto Sorridents tem como objetivo promover a saúde bucal e erradicar a cárie no Brasil. Para isso, foi criado um braço social da empresa, o Instituto Sorridents, que oferece atendimento de qualidade para quem realmente precisa.
As ações do instituto ocorrem através de 3 consultórios com infraestrutura completa, em São Paulo, e uma unidade móvel que leva o atendimento à diferentes localidades do país, chamada Sorrimóvel.
Desde 2010, o instituto transformou milhares de sorrisos, com mais de 6.000 atendimentos. Além disso, a Sorridents também oferece palestras em escolas públicas, ongs e outras instituições, como forma de conscientização e prevenção.
Além disso, a Sorridents também apoia a Semana da Sensibilidade Surda e oferece tratamento odontológico para pessoas com deficiência auditiva ou surdez. Incrível, não é mesmo? Quer saber mais? Clique aqui. (https://www.youtube.com/watch?v=QoJeUkOdmoI)
Instituto Cacau Show
Uma das maiores franquias de chocolates do Brasil, sem dúvidas, não poderia ficar de fora de iniciativas tão incríveis de responsabilidade social.
O Instituto Cacau Show é voltado para crianças e adolescentes e oferece uma série de atividades e oportunidades socioeducacionais.
Entre as atividades oferecidas, podemos encontrar:
- Aulas de dança
- Aulas de percussão
- Aulas de capoeira
- Oficinas de jogos
- Apoio a aprendizagem
- Modalidades esportivas
Para os jovens, também são oferecidas atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional dos adolescentes, como aulas de Português, Matemática, Informática, esportes, lutas, culturas brasileiras e teatro, além de oficinas temáticas que englobam línguas, canto e até mesmo design gráfico.
Conheça um pouco mais sobre a Fundação Cacau Show e se emocione com as histórias dessas crianças e adolescentes:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=244&v=MOV_nTHfzSo
Fundação Grupo Boticário
O Grupo Boticário também possui responsabilidade social e criou uma fundação de proteção à Natureza. Diferentemente das atividades oferecidas pelas empresas anteriores, a missão do Grupo Boticário é proteger a natureza brasileira e preservar a vida.
Para cumprir com esse propósito, a fundação possui uma série de iniciativas. Entre elas, podemos destacar:
- Editais que apoiam outras iniciativas voltadas à conservação da natureza, com mais de 1.500 atividades viabilizadas;
- Reservas naturais, que protegem mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado. São duas reservas naturais mantidas pela fundação: uma no Paraná e a outra em Goiás.
- Oasis, iniciativa que estimula a conservação da natureza em áreas particulares.
- Araucária+, que trabalha com a preservação e valorização da Floresta com Araucárias.
- Estação Natureza, exposições que estimulam a conservação e conscientização sobre a natureza e meio ambiente.
- Gastronomia responsável, conscientizando chefs de cozinha e amantes da gastronomia a relação entre hábitos alimentares e os benefícios à natureza.
Conheça mais sobre a fundação Grupo Boticário:
https://www.youtube.com/watch?v=qBTJxsqEJS8
Instituto Odontocompany
O Instituto Odontocompany cuida de mais de 2.000 sorrisos e possui parceria com diversos órgãos e instituições, como a Fundação Xuxa Meneghel e a Prefeitura de Campo Grande.
A empresa oferece tratamento preventivo e cuidados com a saúde bucal para crianças, adolescentes e seus familiares. Cuidados como restauração, extração do dente de leite, limpeza e aparelho ortodôntico estão inclusos nos serviços oferecidos gratuitamente.
Veja a fala da Xuxa sobre a parceria firmada com o Instituto Odontocompany: https://www.youtube.com/watch?v=rk3TyrYfGhw
Instituto CNA
A responsabilidade social empresarial faz parte dos valores da rede de escolas de idiomas CNA. Desde 2002, por iniciativa do fundador, Luiz Nogueira da Gama Neto, a empresa mantém o Instituto CNA, uma instituição sem fins econômicos. O instituto proporciona educação de qualidade, material didático, uniforme completo, alimentação e cuidados especiais para mais de 300 crianças, entre 4 e 6 anos, no Jardim Amália, na zona sul de São Paulo. Sua missão é oferecer bases sólidas para que as crianças possam desenvolver todo o seu potencial, tornando-se cidadãos plenos e felizes, que colaboram para a construção de uma sociedade melhor.
Em reconhecimento a esse trabalho, o CNA recebeu por duas vezes o Prêmio ABF-AFRAS Destaque Responsabilidade Social, concedido pela Associação Franquia Sustentável, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2011, o CNA também foi reconhecido como Parceiro AFRAS, por sua dedicação à responsabilidade social no setor de franchising.
Quer conhecer um pouco mais da história do Instituto CNA? Confira abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=3yve2e2Pv2k
Instituto Ronald McDonald
O Instituto Ronald McDonald já é bastante conhecido porque faz parte de uma das maiores marcas do mundo: o McDonalds. Sempre que vamos comer em uma das unidades do restaurante, os atendentes sempre solicitam as moedinhas para o IRM.
A organização sem fins lucrativos tem como objetivo ajudar crianças e adolescentes com câncer. Nesse sentido, são várias frentes de atuação:
- Atenção Integral: apoio, através de edital, de iniciativas que atuam no tratamento, suporte psicossocial e cura do câncer.
- Diagnóstico precoce: capacitação de médicos, enfermeiros e agentes comunitários para detectar precocemente possíveis manifestações da doença.
- Casa Ronald McDonald: oferecimento gratuito de hospedagem, alimentação, transporte e suporte para pacientes e seus acompanhantes. É a casa longe de casa.
- Espaço da família: é um espaço de conforto e acolhimento para os pacientes e seus familiares dentro das unidades médicas de tratamento do câncer.
- Sistema RHMC: sistema que oferece programas e serviços, como os citados acima, para cerca de 5 milhões de crianças e suas famílias em mais de 63 países.
Veja a história do Instituto Ronald McDonalds: https://www.youtube.com/watch?v=i07YJHq4r08
Instituto Sobrancelha Design
O Instito SD iniciou suas atividades em 2016, em Fortaleza com o intuito de transformar a realidade de centenas de crianças e suas famílias através da arte e educação. Um dos grandes destaques do instituto também está relacionado à luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
São duas sedes na periferia de Fortaleza, com 40 funcionários, entre pedagogos, assistentes sociais e administradores que trabalham diariamente pelo futuro das crianças atendidas nas creches, através de aulas e atividades, além, é claro, de uma alimentação completa e saudável feita nas unidades.
Por outro lado, o SD Instituto também realiza atividades com a comunidade carente, oferecendo serviços gratuitos através de seus Centros de Treinamentos, que estão localizados tanto em Fortaleza quanto em Recife. Dessa forma, a SD Instituto cuida do futuro e contribui para que cada pessoa tenha um olhar mais belo.
O Instituto SD constrói um futuro melhor todo dia, descubra mais: https://www.youtube.com/watch?v=CyOTC6AtvGA
Para o Portal e para o setor de franchising em geral, é motivo de grande orgulho ter essas marcas conosco. Parabéns e muito obrigado!