Telemedicina veio para ficar? Como funciona a telemedicina?

Para quem ainda não sabe, a telemedicina é sim uma realidade e isso não é à toa. Estima-se que já atingiu a marca de mais de 2 milhões de consultas online.

E com a pandemia do novo coronavírus, isso ficou ainda mais evidente, muito em razão para evitar o risco de contaminação, inclusive as maiores operadoras de planos de saúde já oferecem a teleconsulta aos seus beneficiários.

De acordo com a Federação Nacional de Saúde Complementar - Fenasaúde – aproximadamente 88% dos atendimentos foram solucionados nessa modalidade.

Um outro ponto que merece destacar é que permite que um número muito maior de pessoas tenha acesso à assistência médica, em especial em locais com difícil acesso a serviços de saúde.

Ainda existe uma certa desconfiança se a consulta online é capaz de atender de forma eficaz às necessidades do paciente e por isso, vamos mostrar em mais detalhes como funciona.

O que é teleconsulta?

A teleconsulta faz uso de uma tecnologia que possibilita o atendimento via vídeo chamada, seja através do Skype, WhatsApp ou outro aplicativo.

O ambiente é totalmente seguro, onde as informações trocadas ficam protegidas.

Na verdade, a telemedicina ainda não está 100% regulamentada, funcionando ainda em caráter provisório, mas o Conselho Federal de Medicina autoriza o atendimento à distância.

Dessa forma, os médicos podem fazer o acompanhamento à distância, fazer os encaminhamentos, solicitar exames e até mesmo serve para médicos trocarem informações entre si.

Vale lembrar que a consulta online não veio para substituir a consulta presencial, e sim agregar.

Existem certas condições de saúde que é essencial que o profissional faça uma avaliação de perto, como é o caso do médico joelho que atende Unimed e outros planos de saúde.

Por mais moderna que seja a tecnologia, o ortopedista especialista em joelho vai precisar examinar a região para fornecer um diagnóstico mais preciso.

Telemedicina: é uma realidade?

Como já falamos, o atendimento médico à distância está operando em caráter emergencial, mas com certeza será implementada definitivamente.

Em muitos países, já faz parte da realidade, e aqui no Brasil, faltam apenas pequenos ajustes, principalmente para tornar o atendimento o mais seguro possível.

Um dos maiores diferenciais dessa nova modalidade de consulta é que milhares de pessoas poderão ter acesso à saúde, seja no tratamento quanto prevenção de doenças.

Todos sabemos que o ideal seria contar com o SUS, mas está sobrecarregado, com falta de médicos e é uma batalha conseguir marcar uma consulta.

Justamente por isso que a maioria dos planos de saúde já incluiu na cobertura o teleatendimento, e milhares de beneficiários estão sendo atendidos.

Em relação à pergunta feita, a tendência é que o atendimento à distância já é uma realidade, só falta mesmo a regulamentação permanente.

Conheça os benefícios para usuários e médicos

A teleconsulta não apenas beneficia o usuário, mas também o profissional médico.

Isso porque pode auxiliar e complementar o atendimento presencial, dando mais ferramentas ao profissional para definir o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Pelo lado do paciente, os benefícios são:

  • Acesso a serviços de saúde indisponíveis em determinadas regiões;
  • Auxilia na prevenção de doenças;
  • Médicos podem prestar todo o acompanhamento;
  • Não precisar ir a pronto socorros, apenas em situações graves.

Só para você ter uma ideia, no ano de 2020, foram cerca de 250 mil consultas por mês, o que só ressalta que essa modalidade de atendimento já faz parte do dia a dia dos beneficiários de planos de saúde.

Dicas de segurança para aproveitar as consultas online

É bem provável de você já tenha visto anúncios de consultas remotas, no entanto, é preciso estar bem atento.

E a forma mais segura é a disponibilizada pelo plano médico de saúde, por se tratar de um serviço contínuo e não eventual.

Os direitos e deveres são os mesmos de uma consulta presencial, onde você terá total assistência.

É importante se informar junto à sua operadora como funciona esse tipo de atendimento, quais os recursos necessários, os canais de comunicação, enfim, o que fazer para marcar uma consulta online.


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