Sua marca no Tik Tok?

 

Prepare-se para colocar sua marca no TikTok

Empresas começam a buscar espaço na rede social de vídeos, que ganha cada vez mais usuários

 

Em constante inovação, o mundo digital tem uma nova onda: o TikTok. A rede social, voltada para a divulgação de vídeos curtos, já tem mais de 7 milhões de usuários no Brasil – com um crescimento expressivo na quarentena – e começa a atrair também as empresas. Mas, como em qualquer mídia social, é preciso entender como o TikTok funciona e pode contribuir com o seu negócio.

“A popularização do TikTok veio porque ele é um espaço extremamente democrático, qualquer pessoa pode criar conteúdos divertidos, por meio das dublagens, dos cortes, da interação com o vídeo, e viralizar. São vídeos curtos, que se renovam muito rápido e trazem muito entretenimento”, comenta o consultor de comunicação, Matheus Jacob.

Para ele, a rede social tem tudo para seguir o mesmo caminho do Instagram. “No começo, as empresas achavam que o Instagram não era pra elas, mas perceberam que era um canal importante de comunicação com os clientes e que toda a rede social vale para as empresas, se elas sabem o que e como divulgar”, diz Matheus, lembrando que, hoje, o Instagram é um market place, em que os clientes podem acessar e comprar – o que pode ser o futuro do TikTok.

Mesmo que o TikTok ainda tenha um público majoritariamente jovem, segundo Matheus, é válido que as empresas criem seus perfis e conteúdos para essa rede. “Você pode estar presente na rede social mesmo que o cliente não esteja ali porque o posicionamento de marca vai muito além disso”, afirma. “O TikTok pode ajudar a ganhar uma fatia do mercado antes que o concorrente ocupe esse espaço, pode servir para fortalecer um projeto de marca empregadora ou até criar conteúdos novos e depois usufruir disso.”

 

Mas como entrar na nova rede? Veja três dicas importantes de Matheus para marcar presença no TikTok:

 

- Traga conteúdos adequados para a plataforma. Fuja da fórmula da propaganda, use a criatividade e adapte-se aos formatos do TikTok: vídeos curtos e divertidos, conectados com a sua marca.

 

- Não confunda informalidade com entretenimento. Os vídeos podem – e devem – ser divertidos, ter um caráter mais humano e menos profissional, mas não deixe de lado os valores, os princípios e a ética da marca.

 

- Cuidado para não colocar comunicadores que não são adequados para o TikTok. Talvez o presidente da empresa ou um dos executivos não sejam as melhores pessoas para estar ali como representantes da marca.

 

 

Sobre Matheus Jacob

 

Matheus Jacob é formado em Economia pelo Insper, mestre em Filosofia pela PUC-SP, com educação executiva em Liderança e Comunicação pela Chicago Booth Business School e em Retórica e Persuasão pela Harvard University. É autor dos livros ‘Homem que Sente’ (2016) e ‘Coragem de Existir’ (2019), considerado um dos escritores mais lidos e comentados nas redes sociais, com mais de meio milhão de leitores. Em 2019, Matheus fundou a Conte, empresa especializada no treinamento de empresas e líderes em habilidades de comunicação e liderança, como expressividade, influência e carisma.


Mais artigos