Veja dicas de como implementar a NR-12 de maneira eficiente em sua empresa

Implementar a NR-12 é essencial em qualquer empresa, independentemente do segmento, felizmente, é possível realizar o processo de implementação com bastante eficiência. 

A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) define diversas questões sobre o uso de equipamentos e máquinas, portanto, qualquer trabalho que envolva algum item dessa categoria precisará ficar atento a essa normativa. 

Não saber o que é a NR-12 e não a implantar em sua empresa é um problema sério, tanto para os trabalhadores, como também para quem é responsável pelo time que mexe com os equipamentos e máquinas. 

Atualmente, não há nenhuma dificuldade para implantar aquilo que é dito pela norma na empresa, após entender algumas dicas, certamente, a sua empresa poderá estar adequada de acordo com a normativa.

Ficou curioso (a) para entender melhor sobre esse assunto, não é mesmo? Acompanhe esse artigo com atenção e saiba o que precisa ser feito sobre a NR-12 na sua empresa.

Boa leitura!

Afinal, o que é NR-12? Descubra!

Antes de descobrir como você vai implantar a NR-12 na sua empresa de forma eficiente, será necessário entender melhor alguns pontos específicos sobre essa norma. 

A Norma Regulamentadora Nº 12 é a mais completa e complexa entre as 36 NRs.

O objetivo dessa norma é promover a segurança, integridade física e saúde de colaboradores responsáveis pela operação de equipamentos e máquinas em seu local de trabalho. 

Com o avanço tecnológico e com a atualização dos processos de produção dentro da indústria, as máquinas e os equipamentos se tornaram cada vez mais essenciais para a rotina de trabalho em muitas empresas. 

Embora tenha sido uma ótima vantagem para diversos negócios, muitos acidentes começaram a surgir por causa de equipamentos e máquinas, principalmente por falta de preparação dos profissionais na operação dessas ferramentas. 

Sendo assim, passou a ser necessário que o Ministério do Trabalho fizesse alguma ação e intensificasse as fiscalizações, logo, foi desenvolvido a nr 12

A partir desse momento, as empresas passaram a se preocupar com a proteção dos colaboradores, principalmente aqueles que operam máquinas e equipamentos. 

4 dicas para implementar NR-12 na empresa: tudo que você precisa saber

Agora que você já entendeu melhor alguns detalhes sobre a NR-12, você precisa saber como é que essa Norma Regulamentadora é implantada no ambiente de trabalho para manter a proteção e segurança de trabalhadores que operam máquinas e equipamentos. 

Dica #1: Se atente as medidas de proteção coletiva

O colaborador não pode esquecer de implantar itens de proteção em qualquer área de risco, portanto, é necessário implementar os dispositivos a seguir para que o espaço de trabalho seja seguro:

·                    Grades fixas em lugares perigosos;

·                    Parada de emergência;

·                    Sistemas de proteção;

·                    Distância mínima entre equipamentos. 

Tudo isso é exigência da NR-12. 

Dica #2: Investir em medidas de proteção individual

Também é necessário ficar atento aos Equipamentos de Proteção Individual, esses itens são obrigatórios no chão de qualquer fábrica, pois são os dispositivos que vão garantir a integridade física de cada profissional. 

Alguns EPI que precisam ser adotados para segurança são:

·                    Botas;

·                    Capacetes;

·                    Luvas;

·                    Óculos;

·                    Protetores auriculares. 

Dica #3: Entender as medidas administrativas e de organização

Para implantar a NR-12 não há como escapar das medidas administrativas e de organização. 

As duas primeiras dicas só vão dar certo quando o colaborador consegue êxito em treinamentos periódicos com a missão de eliminar o percentual de falhas. 

Portanto, não tem como ignorar esse aspecto. 

Dica #4: Conheça bem a equipe de trabalho

Não há como implementar a NR-12 sem conhecer bem a rotina de trabalho da sua empresa, verificar os possíveis problemas que os funcionários estão expostos, detectar os acidentes. 

A etapa de análise é primordial para conseguir achar as soluções que irão se encaixar perfeitamente na sua empresa e que de fato fará diferença na rotina de trabalho. 

Agora é com você!

Viu só como a NR-12 será implantada na empresa com bastante eficiência? Não deixe de seguir aquilo que está sendo proposto pela normativa, pois é a principal forma de evitar que trabalhadores sejam expostos a riscos. 


Mais artigos