10 DICAS DE SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO

10 DICAS DE SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO QUE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DEVEM SABER

 

A segurança no local de trabalho não pode existir apenas nas diretrizes e políticas internas da empresa. Um local de trabalho seguro se baseia em quão bem as pessoas, tanto no gerenciamento por parte da segurança do trabalho quanto no chão de fábrica, aderem e se comunicam  sobre os padrões de segurança.

A fórmula de qualquer coisa bem sucedida em relação a segurança no local de trabalho é aquela que faz com que os funcionários identifiquem comportamentos de risco e oportunidade para melhorar, além de tomar algumas decisões de segurança bem sucedidas durante as verificações do dia a dia de trabalho.

Confira dicas de segurança no local de trabalho

Veja as 10 principais dicas de segurança no local de trabalho que todo o funcionário deve conhecer, para tornar o ambiente mais seguro, tornando o ambiente de trabalho responsabilidade de todos:

1) Esteja ciente de seu entorno

Essa parte requer ter conhecimentos sobre os perigos do seu local de trabalho. Somente depois de saber sobre esses riscos, você poderá evitar áreas com potenciais riscos e situações de perigo. Além disso, preste bastante atenção nas máquinas de trabalho.

2) Mantenha a postura da coluna de forma correta 

Se você trabalha em uma mesa, mantenha os ombros alinhados com os quadris para evitar problemas nas costas. Se você está se abaixando e pegando coisas, use as pernas para que suas costas não se machuquem. Evite se inclinar e se torcer. Se possível, use sempre móveis ergonômicos projetados e equipamentos de segurança para que tudo que você precisa seja de fácil acesso.

3) Faça pausas regulares

Muitas lesões e doenças relacionadas ao trabalho ocorrem porque o trabalhador está cansado, esgotado e não está atento para o ambiente que o cerca. Fazer pausas de hora em hora ajuda você a se manter com boa saúde e vigor para desempenhar seu trabalho. Um truque para ficar alerta é agendar as tarefas mais difíceis quando sua concentração é melhor, como no início da manhã.

4) Use ferramentas e máquinas corretamente

Tome as devidas precauções ao usar ferramentas e nunca use atalhos. Tomar atalhos é uma das principais causas de lesões no local de trabalho. É um risco enorme para a segurança usar o andaime como uma escada ou uma ferramenta no lugar de outra para um trabalho específico. Usar as ferramentas da maneira correta reduz muito a chance de lesões no local de trabalho.

5) Mantenha as saídas de emergência facilmente acessíveis

Em caso de emergência, você precisará de acesso rápido e fácil às saídas. Também é recomendável manter livre o acesso a equipamentos de emergência, caso você precise usá-los.

6) Relatar condições inseguras ao seu supervisor

Seu supervisor precisa ser informado sobre quaisquer riscos de segurança no local de trabalho. Eles são legalmente obrigados a garantir que seus funcionários tenham um ambiente de trabalho seguro e cuidarão das condições inseguras, tornando-os seguros para você e seus colegas de trabalho.

7) Use ajudas mecânicas sempre que possível

Em vez de tentar carregar ou levantar algo que é muito pesado na tentativa de “economizar tempo”, use equipamentos corretos para isso, como carrinhos específicos  ou uma empilhadeira, por exemplo. Muitos riscos de lesões estão envolvidos na tentativa de levantar algo muito pesado. Lembrando que caso você não tenha habilitação para operar um equipamento motorizado, peça para quem estiver habilitado.

8) Fique sóbrio

Cerca de três por cento das mortes no local de trabalho ocorrem devido ao álcool e às drogas. Quando a capacidade de um trabalhador de exercer julgamento, coordenação, controle motor, concentração ou alerta está comprometida, isso leva a riscos de acidentes e mortes no local de trabalho.

9) Reduzir o estresse no local de trabalho

O estresse pode levar a problemas de depressão e concentração. Causas comuns de estresse no trabalho incluem longas horas trabalhadas, carga de trabalho pesada, insegurança no trabalho e conflitos com colegas de trabalho ou gerentes. Leve suas preocupações sobre o estresse no trabalho para seu supervisor para ver como ele pode ajudá-lo a lidar com elas.

10) Use o equipamento de segurança correto

Se você não estiver usando o equipamento de segurança correto para uma tarefa, poderá se machucar. Dependendo do trabalho, equipamentos como protetores auriculares, protetores de ouvido, capacetes, óculos de segurança, luvas ou máscaras faciais reduzem bastante o risco de lesões no local de trabalho.

Cabe aos gerentes de instalações e proprietários de empresas envolver seus funcionários nos esforços de segurança no local de trabalho, incentivando-os a se tornarem membros ativos no processo. Compartilhe com eles as estatísticas de acidentes de trabalho e os riscos inerentes que seu trabalho lhes oferece diariamente. Forneça incentivos que os recompensem por exemplificar um ótimo comportamento de segurança no local de trabalho. Essas iniciativas simples realmente fazem toda a diferença.


Mais artigos