Entenda a diferença entre CNPJ, junta comercial, registro de marca e domínio.

Entenda a diferença entre CNPJ, junta comercial, registro de marca e domínio.

Ao montar um negócio nos deparamos com diversas exigências, CNPJ, cadastro na junta comercial, registro de marca e domínio. Entre tantos detalhes ficamos sem saber o que é mais importante e qual a diferença entre um e outro, até o final desse artigo vamos tentar explicar tudo de forma simples.


CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, como o próprio nome diz é um cadastro que dá legitimidade para empresas, assim como o CPF na pessoa física, é essencial e totalmente necessário para obter acesso a todos os benefícios como empresa, além de ser um requisito legal.

O órgão responsável pelo cadastro e emissão do CNPJ é a Receita federal, o mais comum é buscar o auxílio de um escritório de contabilidade para efetuar esse tipo de cadastro.


Registro na Junta Comercial

O cadastro na junta comercial é necessário para arquivar os dados e documentos da sociedade empresarial, como contratos sociais, atas, assim como averbações e matrículas, é como se fosse um arquivo empresarial.

Muitos acham que o cadastro na Junta comercial é o suficiente para proteção do nome da empresa, porém o único órgão responsável por conceder a propriedade e exclusividade sobre um nome comercial é o INPI através do registro de marca.

Você pode cadastrar sua empresa diretamente na junta comercial de cada estado, porém é extremamente importante buscar auxílio de um escritório de contabilidade.


Registro de domínio

É o endereço de sua empresa na rede, uma vez registrado, garante a exclusividade do termo na internet, porém não sobrepõe o registro de marca.

Você pode comprar o domínio diretamente no site registro.br ou através de um serviço de hospedagem de sites como hostgator, godaddy entre outros.


Registro de marca

O Registro de marca é o passo essencial para obter exclusividade de seu nome ou marca no segmento de atuação, através do registro é possível impedir que outras empresas utilizem o nome de sua marca no seu segmento, e é a única forma de obter a propriedade de sua marca.

O registro de marca também serve como uma segurança do investimento em marketing, pois investir em fachada, uniformes, sites, redes sociais sem ter o registro é o mesmo que reformar uma casa da qual você não tem escritura.

O órgão responsável pelo registro de marca no Brasil é o INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial, uma autarquia federal ligada ao ministério da economia.

O registro de marca é um processo burocrático, e é essencial você buscar o auxílio de uma consultoria especializada para a realização. 


Por fim, todos esses registros são essenciais a toda empresa, e um não substitui o outro, negligenciar qualquer um deles pode representar um grande risco à seu negócio.

Todas as grandes marcas do mercado tiveram que passar por essa etapa até atingirem o sucesso.

E lembre-se: Os atalhos parecem ser tentadores, mas nem sempre te levarão ao destino desejado, o passo a passo bem orientado é o caminho para o sucesso!


Sobre o autor:
O empresário Erick Oliveira é engenheiro especializado em registro de marcas e patentes junto ao INPI, com longa experiência e extensa formação técnica no segmento, também fundador do escritório Imperatus Marcas e Patentes.


Mais artigos